A HISTÓRIA DE AYANA CHEGA A NITERÓI

15/10 – A cidade de Niterói recebe a estreia do projeto “A História de Ayana”, que traz sessões de leituras dramatizadas gratuitas protagonizadas por Tatiana Oliveira Moreira, autora do livro homônimo, que conta a história de uma menina com albinismo. De 24 a 30 de outubro, três escolas da rede pública municipal de ensino irão receber cinco apresentações do projeto. Já no dia 31 de outubro, às 10h30, haverá uma sessão aberta ao público com entrada gratuita e classificação livre, que será realizada na AFAC (Associação Fluminense de Amparo aos Cegos), no Fonseca, Zona Norte de Niterói. A sessão contará com intérprete de Libras, além de recursos de audiodescrição ao longo da leitura. O projeto é uma iniciativa da Casa da Gente Produções, em coprodução com Miseno Produções, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, através do Edital de Fomento às Artes 2023.

“A História de Ayana é baseada na vida de uma menina albina, que desde o seu nascimento foi fazendo descobertas importantes sobre si, sua ancestralidade e reconhecimento racial. Ayana enfrenta o preconceito e a discriminação devido a sua aparência única e a sua deficiência visual, sente-se deslocada e incompreendida, mas encontra conforto em sua família e amigos, que a encorajam a se orgulhar de si e a ser ela mesma”, conta Tatiana Oliveira Moreira, autora do livro.

Quem assina a direção artística das leituras é a atriz, dramaturga, professora de teatro e diretora Ana Luiza França. Ela conta detalhes sobre o processo de adaptação da obra para esta primeira temporada em Niterói. “A leitura dramática é uma prática teatral bastante comum, baseada na interpretação do texto por meio da voz de um ou mais atores. Nesta adaptação, temos o privilégio de poder “ouvir” a história de Ayana sendo contada pela própria autora, que também é uma mulher com albinismo negra, e que compartilha o universo da personagem – e mesmo as suas próprias vivências e memórias de infância – numa atmosfera bem intimista, sem cenário e com poucos recursos cênicos. Após cada sessão, o público e a autora irão participar também de uma roda de conversas”, revela Ana Luiza.

Durante as apresentações, o público poderá também se encantar com duas bonecas de pano, criadas exclusivamente para o projeto pelo ateliê Abayomi Menezes, liderado por três gerações de mulheres de uma mesma família. Elazimar, Maria e Maria Eduarda Menezes – mãe, filha e avó – toparam com entusiasmo a missão de criarem de forma artesanal a versão em pano de Ayana, dando um toque a mais de ternura e criatividade ao projeto.

Lançado em 2022, o livro é uma obra que contribui para promover a compreensão e a empatia em relação às pessoas com albinismo e deficiência visual. O impacto positivo entre os leitores mirins inspirou o desenvolvimento de um projeto de artes integradas, que além das leituras dramatizadas em Niterói abrange a produção de um curta-metragem em animação, que está em curso e tem o fomento da Lei Paulo Gustavo do estado do RJ.

“Estamos muito felizes em fazer esta temporada de estreia em Niterói! Além das leituras dramatizadas, estamos também produzindo um curta-metragem em animação com previsão de estreia para início de 2025, e uma cartilha educativa, tudo baseado no livro. Os dois primeiros conteúdos já possuem recursos captados por meio de editais públicos para a sua realização, e seguimos em busca de mais apoiadores para levar A História de Ayana para todo o Brasil”, explica Luana Dias, diretora da Casa da Gente, empresa produtora do projeto.

É possível acompanhar todos os detalhes do projeto no site www.ahistoriadeayana.com.br e no perfil do instagram @ahistoriadeayana. As sessões de leitura dramatizada do livro “A História de Ayana” são uma iniciativa da Casa da Gente Produções, em coprodução com Miseno Produções, e contam com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, através do Edital de Fomento às Artes 2023, e o apoio cultural da Abayomi Menezes.

 

SERVIÇO

 

Leitura dramatizada do livro “A História de Ayana”

Quinta, 31 de outubro de 2024                     Horário: 10h30

Local: AFAC (Associação Fluminense de Amparo aos Cegos)

Rua Padre Leandro, 18 – Fonseca – Niterói (atrás da Igreja Matriz de São Lourenço)

Entrada gratuita // Classificação livre

(entrada por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço)

Acessibilidade: Intérprete de Libras e recursos de Audiodescrição durante a leitura

Mais informações: www.ahistoriadeayana.com.br 

Related posts

RODRIGO NEVES SE REÚNE COM EMPREENDEDORES NO CENTRO

Prefeito de Niterói participa da abertura de exposição sobre a história do esporte na cidade

Theatro Municipal de Niterói recebe ‘Rapunzel’ somente neste final de semana