Aplicativo Pardal Recebe Mais de 14 Mil Denúncias de Propaganda Eleitoral Irregular

27/08 – Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrou mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que representa uma média de uma denúncia por minuto. A propaganda eleitoral, que começou oficialmente em 16 de agosto, deve seguir regras estabelecidas pelo TSE, tanto nas ruas quanto na internet, incluindo o uso de redes sociais e ferramentas de Inteligência Artificial.

A maioria das denúncias, cerca de metade, está relacionada a campanhas para o cargo de vereador, sendo o estado de São Paulo o líder em registros (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).

O Pardal, disponível para Android e iOS, permite aos eleitores denunciar desvios nas campanhas eleitorais, e as denúncias são encaminhadas a juízes eleitorais para providências. Além do Pardal, o TSE oferece o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) para denúncias de desinformação e outras irregularidades.

 

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C