Pedal Sonoro culpa prefeito por morte de ciclista no Centro de Niterói

0
96

O atropelamento e morte de um ciclista de 33 anos na Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, ocorrido nesta terça-feira (24/09), “não foi um mero acidente”, acusa o Pedal Sonoro. O coletivo de ciclistas urbanos atribui a Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, a culpa pela morte desse e de outros três ciclistas em 2018 porque, apesar de promessas feitas desde 2014, não instalou até hoje uma ciclovia nessa avenida, que é a principal via de ligação entre as Zonas Norte, Sul e o Centro.

“Nos mais de cinco anos em que o problema foi identificado e das dezenas de vítimas, já cobramos publicamente e através de diversos ofícios legislativos a implantação desta conexão cicloviária (na Marquês do Paraná), mas até o momento a prefeitura nunca deu a devida importância à esta reivindicação legítima dos ciclistas”, diz o Pedal Sonoro em seu site.

Depois de três atropelamentos, prefeitura prometeu obra em 2018

O coletivo lembra que em 2018, após três atropelamentos de ciclistas em menos de 48h, encaminhou a Rodrigo Neves documento com mais de 2.800 assinaturas pedindo providências. “Na ocasião, a prefeitura fez mais uma promessa: desta vez a obra seria realizada até novembro daquele ano (2018). Novamente, de nada adiantou”, criticam os ciclistas.

Agora, após uma nova morte na Marquês do Paraná, a prefeitura anunciou que vai antecipar a inauguração da ciclovia da Av. Marquês de Paraná para dezembro deste ano. Mas, ainda assim, não vai solucionar o problema, segundo aponta o Pedal Sonoro em seu site:

“Esta obra, ao contrário do que foi prometido em diversas oportunidades, não contempla os ciclistas da Zona Norte, pois não prevê a conexão com a Rua São Lourenço, que registrou em uma contagem piloto realizada neste mês pelo coletivo Pedal Sonoro 476 ciclistas, apenas entre 7h e 9h da manhã”.

O Pedal Sonoro é um coletivo de ciclistas urbanos, sem fins lucrativos, integrado por voluntários, que tem como principais objetivos promover a utilização da bicicleta como meio de transporte; colaborar para a sustentabilidade e mobilidade urbana das cidades; e conscientizar os ciclistas a respeito de seus direitos e deveres.

O post Pedal Sonoro culpa prefeito por morte de ciclista no Centro de Niterói apareceu primeiro em Coluna do Gilson.

Fonte: Coluna do Gilson