Alça de ligação da Rio-Niterói com a Linha Vermelha no próximo sábado

0
62

No próximo sábado (15), a alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha será inaugurada e aberta para o tráfego de veículos. O viaduto, que tem 2,5 km de extensão e duas faixas de rolamento, visa melhorar o fluxo da Ponte na chegada do Rio. Estimasse que diariamente cerca de 15 mil veículos trafeguem pelo local, sem precisar passar pela Avenida Brasil.

A obra, que está quase concluída, já tem instalados cerca de 113 luminárias de LED e resta apenas finalizar a sinalização da pista. A alça terá gabarito mínimo de 5,5 metros de altura e cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura. Além disso, só será permitido o tráfego de veículos coletivos e de passeio.

Dentre o planejamento de reestruturação, cerca de R$ 6,5 milhões serão investidos pela Ecoponte em obras de reurbanização e drenagem no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, região que abrange o viaduto que está sendo construído.

O projeto realizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro também prevê pavimentação de ruas, construção de áreas de lazer, melhorias no sistema viário, entre outros. Os trabalhos estão agendados para começar no próximo mês.

A Ecoponte também trabalha na construção da Avenida Portuária. A medida visa implementar dois sentidos na via exclusivos para veículos de carga. O trajeto vai ligar Manguinhos, na Avenida Brasil, ao portão 32 do Cais do Porto, no Caju. A obra está prevista para ser finalizada até agosto deste ano.

Ao todo, a concessionária está investindo R$ 450 milhões na alça de ligação da Ponte para a Linha Vermelha e na Avenida Portuária.