Choro das Minas é a atração do Circuito de Rodas de Choro

11/10 – O Circuito de Rodas de Choro de Niterói chega no domingo, 13 de outubro, ao Solar do Jambeiro, com o grupo Choro das Minas. A apresentação começa às 11 horas e é gratuita.

Choro das Minas é um projeto pioneiro na cidade de Niterói e possui uma formação de instrumentistas composto exclusivamente por mulheres. O time de instrumentistas é composto por Clarice Maciel (pandeiro), Valéria Gomes (violão de 7), Belliza Luar (Violão de 6), Gisele Mascarenhas (Flauta), Lena Verani (Clarineta) e recebe como convidada a solista Flávia Castilho. O grupo transita entre um repertório clássico do choro, passando por Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, entre outros clássicos.

O projeto Choro das Minas é mais uma iniciativa da jornalista, produtora cultural e pesquisadora Camille Siston. A produtora é responsável pelo movimento Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, fundado em 2018 pela cantora Dorina, e que possui representatividade em 9 países.

Em 2020 criou o coletivo Mulheres do Samba de Niterói, que reúne um coletivo de mulheres instrumentistas, cantoras, produtoras, fotógrafa, design e até massoterapeuta, que promovem rodas de samba na cidade. Em 2023 inaugurou o projeto social Oficina das Minas, com oficinas de cavaco, percussão e violão para mulheres de todas as idades.

Serviço

Choro das Minas | Circuito de Rodas de Choro de Niterói

Data: Domingo, 13 de outubro de 2024

Horário: 11h

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ

 

Related posts

Prefeitura entrega obras de expansão de Bicicletário Arariboia no dia 12 de abril

Cláudio Castro sanciona lei que cria símbolo exclusivo de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Encontro com a Imprensa reúne cerca de 50 jornalistas no Caneco Gelado do Mário