Conselho de Segurança de Niterói: AISP12 Realiza Reunião para Analisar Índices de Criminalidade e Apresentar Novos Delegados

09/10 – O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) da Área Integrada de Segurança Pública (AISP12) de Niterói reuniu-se na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir os índices criminais de setembro de 2024 e apresentar os novos delegados responsáveis pelas delegacias da cidade. Presidido por Francis Leonardo, o evento contou com a presença de autoridades locais, como o comandante do 12º BPM, Cel. Oliveira, o Major Climaco, coordenador do Programa Segurança Presente, e os delegados Dr. Eliezer Lourenço Costa (79ª DP), Dr. Luiz Henrique M. Pereira (76ª DP), Dr. Vilson de Almeida Silva (77ª DP) e Dr. Deoclécio F. de Assis Filho (81ª DP).

Após a execução do hino nacional e um minuto de silêncio em homenagem aos policiais mortos em combate, Francis Leonardo deu as boas-vindas aos novos delegados e destacou a importância de fortalecer a colaboração entre os cidadãos e as forças de segurança.

Dr. Eliezer Lourenço Costa (79ª DP), Dr. Luiz Henrique M. Pereira (76ª DP), comandante do 12º BPM, Cel. Oliveira, Francis Leonardo – Presidente do CCS Aisp 12, Dr. Vilson de Almeida Silva (77ª DP), e Major Climaco – Coordenador do Segurança Presente

Durante a análise dos dados criminais, Francis Leonardo mencionou que a menor presença de moradores nas reuniões indica uma percepção de segurança. Ele também reforçou a necessidade de vigilância contínua para evitar que índices de criminalidade aumentem, ressaltando o comprometimento das forças de segurança da cidade.

Os novos delegados se apresentaram e manifestaram empenho em colaborar com a segurança pública. A importância de uma gestão próxima à população e o compromisso com a redução de crimes, especialmente nas regiões mais afetadas.

 

Dr. Vilson de Almeida Silva (77ª DP), Dr. Deoclécio F. de Assis Filho (81ª DP) e Major Climaco – Coordenador do Segurança Presente

Dr. Eliezer Lourenço Costa (79ª DP), Dr. Luiz Henrique M. Pereira (76ª DP)

 

O Coronel Oliveira discutiu as ações do 12º BPM, incluindo a “Operação Praia”, voltada para as áreas litorâneas, e a “Operação Antifurto”, que previne furtos em comércios e residências durante a madrugada. Ele apresentou uma redução de 63% na letalidade violenta em Niterói em comparação com o ano passado e uma queda de 9% nos casos de roubo de rua. Porém, o coronel também destacou o aumento dos roubos de veículos e cargas, uma tendência que preocupa toda a região metropolitana. Em resposta, o batalhão intensificou operações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o 7º BPM de São Gonçalo para conter esses crimes.

 

 Cel Oliveira, Francis Leonardo Presidente do CCS Niterói Aisp 12, Dr. Vilson de Almeida Silva (77ª DP)

 

 

Major Climaco – Coordenador do Segurança Presente Niterói

 

O Coordenador da Operação Segurança Presente iniciou a apresentação comentando tema abordado por morador de Niterói sobre a condução de um Secretário Municipal, onde informou que a abordagem foi devido ao aumento dos crimes de roubo, praticados por dois indivíduos de moto, na localidade da Região Oceânica, na abordagem foram encontrados alto valor em dinheiro, folhas com números de título de eleitor, seção eleitoral e zona eleitoral, onde a orientação foi a condução para apreciação da autoridade policial, onde o coordenador agiu consciente de que faria com qualquer ator político, independente de ideologia, o abordado em nenhum momento informou ser secretário, informou somente que estava efetuando pagamento para bandeiragem e panfletagem de candidato a vereador, teve pedidos para não condução, porém ocorrência desse tipo, com esse material em vespera de eleição, teria que ser conduzido para apreciação da autoridade, o que ocorreu e em uma primeira avaliação foi tratado como fato atípico e encaminhado a PF para avaliação, informou que após o fato foi informado que chegou ofício solicitando o afastamento do Coordenador do Serviço das eleições de Domingo, que não foi aceito, porém teve orientação a atuar em crimes comuns, onde o 12 BPM estava com a incumbência de acompanhar, verificar e apoiar qualquer ocorrência de crime eleitoral, o que foi feito, onde o Coordenador trabalhou normalmente, não tendo alterações no serviço. Após explicações iniciou a apresentação em si, informando logística, horários de funcionamento, diretrizes, perda e volta do efetivo de agentes civis e assistentes sociais e seus impactos, estatísticas do mês de setembro, na área e horário de atuação onde em roubo de três modalidades (Comércio, Celular e Transeunte) somente transeunte comparado ao ano passado aumentou, 1 caso e furtos, de 4 modalidades ( transeunte, celular, veículo e bicicleta) somente de celular teve aumento, sendo resultados considerados positivos, informou de prisões importantes com uso da inteligência e integração, que irão influenciar em uma redução no roubo de veículos, passou a produtividade e por fim se colocou a disposição de todos para demandas relacionadas a segurança pública.

 

 

Related posts

RODRIGO NEVES SE REÚNE COM EMPREENDEDORES NO CENTRO

Prefeito de Niterói participa da abertura de exposição sobre a história do esporte na cidade

Theatro Municipal de Niterói recebe ‘Rapunzel’ somente neste final de semana