Índice
04/09 – O Detran.RJ realizará a terceira edição do “Dia D” deste ano, um evento dedicado a oferecer atendimento prioritário para pessoas com deficiência (PCD) em diversas unidades do departamento. Nesta data, o público PCD poderá se inscrever no programa “Cidadania Sobre Rodas”, que oferece aulas gratuitas de direção para quem precisa de carro adaptado e ainda não iniciou o processo de habilitação. O evento faz parte das comemorações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Atendimento Exclusivo para PCD
No “Dia D”, as pessoas com deficiência poderão realizar serviços de identificação civil sem a necessidade de agendamento prévio em qualquer unidade do Detran.RJ. Os serviços de habilitação também estarão disponíveis, com exceção de alguns postos específicos, como Fonseca (Niterói), Neves (São Gonçalo), entre outros. Já os serviços veiculares serão oferecidos exclusivamente no Posto Detran Acessível – PCD, localizado na Av. Francisco Bicalho, em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
No Posto Detran Acessível – PCD, o público poderá participar do curso “Oficina sob Medida”, que oferece noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis. Além disso, a Fundação Leão XIII estará presente para orientar sobre o requerimento do Vale Social.
Programa “Cidadania Sobre Rodas”
O programa “Cidadania Sobre Rodas” é destinado a pessoas com deficiência que ainda não iniciaram o processo de primeira habilitação. As inscrições poderão ser feitas no Posto Detran Acessível – PCD ou em 18 Ciretrans espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, das 8h às 16h. As vagas são limitadas, e é importante lembrar que o programa não inclui quem já possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Documentos Necessários
Para realizar os serviços no “Dia D” e se inscrever no programa, é necessário apresentar alguns documentos. Para a emissão de identidade, por exemplo, é preciso levar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento. Já para a primeira habilitação e renovação, é exigida a abertura de um processo administrativo com apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, indicando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.
Os candidatos ao curso de direção “Cidadania Sobre Rodas” devem levar:
- Original e cópia da carteira de identidade;
- Original e cópia do CPF;
- Original e cópia do comprovante de residência no Estado do Rio de Janeiro (ou preencher a Declaração de Residência no Detran);
- Laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência e o código CID-10.
Unidades para Inscrição
Confira algumas das unidades onde o público PCD poderá se inscrever para o programa “Cidadania Sobre Rodas” no Dia D (9/9):
- 1ª CIRETRAN – NITERÓI: Rua Desidério de Oliveira, s/nº – Centro
- 2ª CIRETRAN – CAMPOS DOS GOITACAZES: Rua Barão de Miracema, nº 246 – Centro
- 4ª CIRETRAN – NOVA IGUAÇU: Av. Abílio Augusto Távora, nº 1111, Sl 4080/81 – Shopping Nova Iguaçu – Bairro Luz
- 7ª CIRETRAN – DUQUE DE CAXIAS: Av. Brigadeiro Lima e Silva, 23 – 25 de agosto
- 8ª CIRETRAN – ARARUAMA: Av. Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA
Para mais informações sobre documentos necessários e demais detalhes, acesse o site do Detran (www.detran.rj.gov.br).
Não perca essa oportunidade! Se você é uma pessoa com deficiência e sonha em ter sua habilitação, o “Dia D” pode ser o primeiro passo para conquistar esse objetivo.