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Educação promove capacitação para professores de matemática da rede

Formação foi aplicada no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, e reuniu 50 profissionais da rede

por master
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Crédito: Marcos Fabrício

12/09 – A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (12/09) o Encontro Formativo de Práticas Docentes em Rede para 50 professores de Matemática e Geometria da rede municipal de ensino. A formação foi oferecida em dois turnos (manhã e tarde), no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, e teve a parceria da Editora Moderna.

A formação continuada é um processo educativo que se estende ao longo da carreira do docente, proporcionando a oportunidade de atualização constante e aprimoramento das práticas pedagógicas.  A gerente de Ensino Fundamental II, Adriana Salomão, explicou que o intuito do encontro é ouvir as demandas dos professores para que a secretaria possa fazer um planejamento diferenciado, proporcionando maior aprendizagem para os alunos.

“Vamos trazer os dados compilados do 2º Sistema de Avaliação Educacional de Maricá (Saem), quanto a porcentagem de acerto em cada questão de Matemática e Geometria, para entendermos como isso foi trabalhado. Então, precisa da participação dos professores, dialogando, humanizando essa matemática e geometria para formularmos as questões de terceiro Saem, exame no qual todos os alunos da rede realizam de 6º ao 9º ano”, afirmou.

Capacitação para professores da rede municipal

Para a capacitação, uma professora de matemática foi convidada para apresentar os jogos matemáticos que serão disponibilizados e aplicados dentro das salas de aula da rede municipal de ensino, entre outros assuntos referentes à disciplina.

“Nessa perspectiva de melhorar para propiciar uma aprendizagem mais significativa, eu vou conversar sobre metodologias ativas de ensino, que são sala de aula invertida, aprendizado par, projetos inovadores, gamificação e jogos, para tentar fazer com que os alunos deixam de usar apenas a tecnologia de celular, mas que tenham momentos de engajamento em sala de aula que possam formar aprendizagem e trabalhar também habilidades socioemocionais”, explicou.

Davi Nunes, professor de matemática no Pré-Encceja Paulo Freire, destacou a troca de experiência com outros professores da rede municipal. “O processo de formação é continuado e quando há esse encontro aqui, que só tem professores da sua disciplina, é uma oportunidade de trocarmos informações. Maricá é bem grande e diversa, com vários contextos de ensino e várias situações diferentes. Cada distrito tem uma realidade. Trazemos as nossas angústias, os nossos problemas, as nossas ideias para cá para tentar dividir com os colegas e agregar”, contou.

Professor de matemática na Escola Amanda Pena Soares, no Banal, Alexandre afirmou que o processo de formação continuada é uma forma de estar atualizado na profissão. “A formação continuada é necessária porque a todo momento estamos aprendendo. Aprendemos na interação com os alunos, com os colegas e esse momento é de reflexão porque não podemos estar em numa ‘caixinha fechada’. As novidades e os novos saberes dentro da matemática nos levam a desvendar, a tentar auxiliar essas crianças no aprendizado dessa ciência tão enigmática para eles”, relatou.

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