Lula Defende que Impasse sobre Emendas Pode Estabelecer Relação Justa entre Congresso e Governo

16/08 – Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou o tema das emendas impositivas, destacando que o atual impasse pode ser um “fator de negociação” capaz de estabelecer uma “relação justa” entre o Congresso Nacional e o governo federal.

Lula relembrou sua experiência como deputado e criticou o formato atual das emendas. “Eu fui deputado. Durante os quatro anos em que fui deputado, não havia as emendas que existem hoje, não existia emenda impositiva. O presidente utilizava as emendas como um fator de negociação política. Os deputados que votavam a favor dos projetos do governo tinham direito a uma emenda, que era algo em torno de R$ 3 milhões. Agora, às vezes, é R$ 50 milhões. É muito dinheiro para um deputado”, afirmou.

O presidente também atribuiu a atual situação à “desgovernança do governo passado”. Segundo Lula, a falta de governança do ex-presidente Jair Bolsonaro permitiu que o Congresso assumisse o controle do orçamento. “Eu sou plenamente favorável que os deputados tenham direito a emendas, com transparência. Os deputados são eleitos pelas cidades, e é normal que tenham o direito de apresentar uma emenda para realizar uma obra na sua cidade. Eu respeito isso e acho que é correto e justo. O que não é correto é o Congresso ter uma emenda secreta”, argumentou.

Lula ainda enfatizou a importância da transparência nos processos de alocação das emendas, questionando por que alguém não gostaria que sua emenda fosse publicizada. Ele acredita que o impasse atual pode ser a chave para uma negociação eficaz com o Congresso, que trará mais justiça nas relações institucionais.

O presidente também refutou a ideia de uma “briga eterna” com o Congresso, destacando as conquistas obtidas por meio do diálogo, como a aprovação da reforma tributária. Ele concluiu afirmando que as emendas devem ser compartilhadas de forma coletiva e transparente, especialmente em casos de grande volume financeiro.

“Acredito que vamos encontrar uma saída para que as coisas voltem à normalidade, tanto na relação do Congresso com o governo quanto na relação com o Judiciário”, finalizou Lula.

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C