MAC Niterói abre exposição “Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser”, de Marcelino Melo, o Quebradinha

07/09 – O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói abriu, neste sábado (07), a exposição “Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser”, primeira exposição individual do artista visual Marcelino Melo, também conhecido como Quebradinha. A mostra tem curadoria de Luiza Testa, Patricia Borges e Emicida, e reúne 43 obras, entre quadros, vídeos, fotografias e instalações. A exposição ficará em cartaz até 24 de novembro, dividida entre o prédio principal do MAC Niterói e a unidade localizada no Morro do Palácio, o MACquinho.

Quebradinha ouviu o termo “etnogênese” pela primeira vez em um espetáculo teatral. A palavra despertou curiosidade. Ao descobrir seu significado, essa faísca se transformou numa pesquisa que começou em março de 2023 e que entrou em profunda simbiose com o trabalho do artista. O termo antropológico é utilizado de diversas formas no universo acadêmico: a mais comum é para se referir a um processo de insurgência de novas identidades étnicas ou de ressurgimento de etnias já reconhecidas, pelo qual um grupo humano começa a se ver ou a ser visto pelos outros como um grupo étnico distinto.

“Etnogênese” também se relaciona com a comunidade e propõe ações educativas para os moradores do Morro do Palácio. A abertura contou com uma performance inédita concebida por Marcelino Melo, que começou no MACquinho e terminou no salão principal do museu, onde está montada a exposição. Nas obras da nova série, pessoas em favelas usam máscaras em formato de casa e a favela ganha, assim, vida e formato humano, transformando-se num ser que vem do barro, o que o artista chama de faces.

 

No pátio do MAC Niterói, foi montada uma grande instalação que convida o público a conhecer o universo das periferias apresentado pelo alagoano de 30 anos, nascido em Carneiros, cidade de apenas 8 mil habitantes no sertão de Alagoas e radicado em São Paulo.

Serviço:

Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser

Visitação: até 24 de novembro de 2024

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ.

Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30)

Ingressos: R$16 (inteira) e R$8 (meia-entrada)

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria, ou pelo Sympla

Link: https://site.bileto.sympla.com.br/macniteroi/

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C