Macron Inicia Consultas para Escolha do Novo Primeiro-Ministro da França

17/08 – O presidente da França, Emmanuel Macron, deu início nesta sexta-feira (16/08) a uma rodada de consultas com as lideranças dos partidos que participaram das eleições legislativas de julho, em um movimento amplamente considerado pela imprensa local como o primeiro passo para a nomeação do novo primeiro-ministro do país.

O processo, que deve ser concluído em no máximo uma semana, visa à escolha de um nome até o próximo dia 23 de agosto. De acordo com os meios de comunicação franceses, as negociações envolvem tanto conversas individuais quanto coletivas com as diferentes lideranças partidárias.

Inicialmente, Macron havia declarado que realizaria reuniões particulares com cada presidente de partido. No entanto, ele mudou sua posição e afirmou que “aqueles que manifestaram o desejo de vir em grupo poderão fazê-lo”. Essa abertura foi acolhida pela Nova Frente Popular, uma coalizão que reúne diversos setores da esquerda francesa e que saiu vitoriosa nas eleições legislativas de 7 de julho, elegendo a maior bancada, com 178 parlamentares.

A delegação da Nova Frente Popular, em vez de ser liderada pelos presidentes dos partidos, será encabeçada pela economista e deputada Lucie Castets, do Partido Socialista francês. Castets foi indicada pelo grupo progressista como candidata a primeira-ministra.

Embora a Nova Frente Popular tenha conquistado a maior bancada, com 178 assentos, ainda precisa garantir apoio adicional para alcançar os 289 votos necessários para obter a maioria simples na Assembleia Nacional e eleger o primeiro-ministro. Esse desafio torna as negociações com outros setores políticos essenciais para a formação de uma maioria governante.

Em comunicado oficial, Macron expressou seu compromisso em “continuar a avançar na constituição da maioria mais ampla e estável possível, que esteja a serviço do país”. O presidente ressaltou que “durante as eleições legislativas, os franceses expressaram o desejo de mudança e de ampla unidade. Num espírito de responsabilidade, todos os líderes políticos devem trabalhar para implementar este desejo.”

A escolha do novo primeiro-ministro será um passo crucial para definir o rumo político da França nos próximos anos, e as negociações que estão ocorrendo agora serão determinantes para a formação de um governo capaz de responder aos desafios enfrentados pelo país.

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C