Foto: Julio Diniz
28/03 – A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo divulgou, nesta sexta-feira (28), o resultado da análise documental das entidades da sociedade civil inscritas no Fórum Eleitoral do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo (COMMADS-SG) para o biênio 2025/2027. Os representantes das entidades listadas como “em exigência” têm até o dia 4 de abril para interpor recurso e evitar a desclassificação.
O processo de seleção visa ao preenchimento de seis vagas destinadas a representantes de entidades da sociedade civil com atuação comprovada na área ambiental. Somente entidades legalmente constituídas, com sede ou filial em São Gonçalo e atividades comprovadas de, no mínimo, dois anos puderam participar da seleção.
Com base na análise do Grupo de Trabalho Eleitoral, as instituições que atenderam integralmente aos requisitos do Edital de Convocação foram consideradas “aptas” a participar do pleito do Fórum Eleitoral. Por outro lado, as entidades que não cumpriram as exigências do edital foram desclassificadas do processo. As entidades que apresentaram documentação incompleta ou necessitam de ajustes foram relacionadas como “em exigência”, devendo apresentar a documentação complementar dentro do prazo estabelecido no edital para prosseguir no processo.
A relação completa das entidades aptas, em exigência e desclassificadas foi publicada na Portaria n. º 002/SEMMATRAN/MA/COMMADS/2025 e está disponível no Diário Oficial Eletrônico de São Gonçalo, no seguinte link: https://do.pmsg.rj.gov.br/
Fórum Eleitoral do COMMADS
A realização do Fórum Eleitoral tem como objetivo garantir a representatividade da sociedade civil no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo (COMMADS-SG), fortalecendo as ações ambientais no município. O Conselho de Meio Ambiente é um órgão consultivo e de assessoramento técnico à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes e atua na formulação de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável em São Gonçalo.