Niterói fica em 1º lugar em governança no ranking nacional do Connect Smart Cities 2024

04/09 – O ranking anual do Connect Smart Cities 2024, plataforma multidimensional que acelera o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes, colocou Niterói como 1º lugar do país quando o assunto é governança. Entre as cidades brasileiras que têm de 100 mil a 500 mil habitantes, Niterói é a 2ª mais bem avaliada do país na média geral.

A cidade também se destaca no ranking em urbanismo e ocupa o 2º lugar nacional. O Cidades Inteligentes, Humanas e Conectadas é um evento nacional de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, realizado desde 2015, que acontece em São Paulo nesta terça e quarta-feira (03 e 04). A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói participou de mesas de debates sobre Cidades Humanas, Resilientes e Inclusivas – Educação e Inclusão; Cidades Conectadas – Inovação; e Urbanismo Sustentável – Agenda ESG Para Cidade
Nesta edição do prêmio, Niterói conquistou o 5º lugar geral, no comparativo com todas as cidades do país. Para chegar a média geral, o ranking do Connect Smart Cities avalia, além da governança e urbanismo, saúde, segurança, meio ambiente, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e economia. A média geral de Niterói é 36,765. Dentre as cidades da Região Sudeste, é a 3ª mais bem avaliada.

Planejamento e inovação

A Prefeitura de Niterói vem aprimorando ao longo dos anos o trabalho desenvolvido na cidade, resultando que vem se refletindo nos rankings. Na primeira edição do Connect Smart Cities, em 2015, a cidade ocupava a 17º posição geral. Em 2020, o município já alcançava a 11ª posição, chegando ao 5º lugar em 2023 e mantendo-se na posição neste ano. .

Niterói subiu doze posições desde o início da premiação, saindo de 17º para o 5º lugar. Os resultados também estão ligados aos índices de Niterói como saneamento básico (100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto). Outras iniciativas também fazem parte do sucesso da cidade no Smart Cities, como o Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033 que inclui o SiGeo, COLAB, Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), o Centro de Controle e Operação (CCO), o lançamento do Portal de Serviços e o Processo Eletrônico.

Ao lado de Economia do Mar, o setor de serviços de Cidade Inteligente é a área que apresenta grande potencial indutor de desenvolvimento econômico e tecnológico para a cidade. Em 2023, a Prefeitura lançou o Plano Municipal de Cidade Inteligente, Humana e Sustentável, elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que opera como um instrumento de diretrizes estratégicas gerais, princípios e visões para ações de desenvolvimento econômico, social e ambiental, do município.

Para maiores detalhes acesse o link abaixo:
https://ranking.connectedsmartcities.com.br/

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C