Home Mundo “Ferrari” é um ótimo filme

“Ferrari” é um ótimo filme

por admin
0 Comente
“ferrari”-e-um-otimo-filme

A Itália é um grande tributo à beleza e ao engenho

Commendatore Ferrari foi um grande homem (Foto: perfil do autor no Facebook)

1 – Para mim, tudo o que diga respeito à Itália é interessante. Não tenho pelo país a paixão arraigada que lhe devotam os descendentes, que se contam aos milhões no Brasil. Mas lá até o que me incomoda, também diverte. A começar pelas pessoas. Isso talvez peça uma explicação.

2 – Quando comecei a trabalhar com os italianos, eu já tinha 25 anos. Antes disso, estudara com muitos deles na Alemanha e aprendera a língua. Mas nada se compara a trabalhar com um povo: é nessa dimensão que a gente capta as idiossincrasias expostas e, sobretudo, as ocultas.

3 – Nunca gostei da veneração que os italianos têm pelas pessoas poderosas, por qualquer um que tenha os cacoetes de “capo”. Gosto do “underdog”, do anti-herói, do azarão. Gosto de quem é amigo dos fracos, de quem lhes estende a mão. Na Itália, há o culto ao “Gran Signore”.

4 – Quando cheguei por lá, os ídolos eram Gucci, Ferrucci, Agnelli, Gardini e Cuccia. Tudo estava para quebrar: Pirelli, Olivetti e Alitalia. No último momento, havia um arranjo e todos salvavam a pele. Ou então alguém se suicidava e comovia o país: fora culpa da Máfia, do Vaticano ou da Maçonaria.

5 – Em Milão, eu ia no fim da tarde ver os aposentados se esgoelar na frente do Teatro La Scala, na saída da Galeria Vittorio Emanuele. Todos gritavam. Finamente vestidos, esbravejavam que a Itália estava morta e se inebriavam com a própria voz, sem escutar ninguém.

6 – O establishment era patético. Tudo concorria para salgar as faturas. Uma vez pensamos em abrir um escritório lá. Meu representante, neto de grande expoente político da Democracia Cristã, ex-diretor da Montedison, foi o homem individualmente mais chato e prolixo que eu conheci.

7 – Por outro lado, nas pequenas cidades da Lombardia, do Vêneto e do Piemonte, dava gosto de ver as pequenas empresas que criavam maravilhas à custa de arranjos produtivos que as poupassem do Fisco, uma invenção demonizada de Norte a Sul, o que merece toda minha simpatia.

8 – O Commendatore Ferrari foi um grande homem. Devotado aos motores, líder de Modena e um bastião de muitos do bom gosto e da beleza em sua forma mais pura, teve uma vida de perdas dolorosas, reveses e venturas no amor e, acima de tudo, de capo de uma seita apaixonante: a Ferrari.

9 – Minha expectativa para com o filme era baixa. Tenho horror àquele inglês peninsular em que é falado e achava que o tema das tomadas de tempos na velocidade reeditaria cenas manjadas. Nada disso! O filme tem amor, drama, emoção e nos leva ao coração do intrincado ethos nacional.

10 – Depois de assisti-lo, acho que nunca mais vou ver um carro Ferrari do mesmo jeito. A Itália é um grande tributo à beleza e ao engenho. Vivi experiências que me remeteram ao momento seminal da criação de vinhos, sapatos, cristais e chocolates. Agora foi a vez de sua excelência o motor.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niteroi – 2024 © Todos direitos reservados