Home São Gonçalo Idosos são vacinados com monovalente XBBem São Gonçalo

Idosos são vacinados com monovalente XBBem São Gonçalo

por Ascom
0 Comente
idosos-sao-vacinados-com-monovalente-xbbem-sao-goncalo

Novo imunizante contra covid-19 está disponível em sete locais

 O primeiro dia de aplicação da nova vacina contra o coronavírus foi concorrido, nesta quarta-feira (29), em São Gonçalo. Muitos idosos procuraram as unidades de saúde para se imunizar com a monovalente XBB, da fabricante Moderna, que substituiu a vacina bivalente. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo aplica o novo imunizante nos cinco polos sanitários e nas duas clínicas municipais gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal. 

     Os polos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. As clínicas atendem, durante a semana, das 8h às 21h. As unidades não funcionarão nesta quinta-feira (30), quando haverá a celebração de Corpus Christi, e na sexta-feira (31), quando foi decretado ponto facultativo na cidade. No sábado (1º), a vacinação ocorre nas clínicas, das 8h às 12h.

     O casal de aposentados Hilda Rodrigues da Silva Carneiro e Valdir Francisco Silveira, de 78 e 80 anos, respectivamente, foi ao Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, garantir a aplicação da nova vacina no primeiro dia. “Tomamos todas as vacinas contra o coronavírus disponíveis. Soubemos que hoje ia começar a aplicação da nova vacina e viemos logo para ver se a gente dura mais um pouco. Fazemos tudo juntos. Estamos com a caderneta toda em dia”, brincou Hilda.

    Sônia Márcia Assis Jacques Bianquini, também aposentada de 67 anos, já ia ao polo para tomar a vacina contra a gripe. “Eu vi na televisão de manhã que hoje era o primeiro dia da nova vacina contra o coronavírus. Mas já estava organizada para tomar a da gripe, que não tinha tomado ainda porque passei por uma cirurgia e o médico pediu para aguardar. Aí, coincidiu de já ter a nova do coronavírus e vou tomar as duas para garantir. Já vou ficar protegida”, opinou. 

     Podem se vacinar os gonçalenses com mais de 60 anos, gestantes, puérperas (até 40 dias após o parto) e população indígena que vive em terras indígenas, imunocomprometidos, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos. Para a aplicação, os gonçalenses têm que ter um intervalo de três meses da última vacinação contra o coronavírus. 

       A monovalente XBB pode ser aplicada com todas as outras vacinas e medicações, exceto com a vacina contra a dengue, que deve ter intervalo de 24 horas. A contraindicação é para aqueles que têm reação alérgica a qualquer componente da vacina. “Eu vim buscar meu remédio e soube que estava aplicando a vacina. Aproveitei para tomar logo porque eu vou para Portugal mês que vem. Já vou com a vacina nova”, contou a aposentada Maria Helena Taveira, 67.

     Crianças – Para as crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação está disponível em oito unidades de saúde. Para as duas vacinas, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF. Para garantir a vacinação, os gonçalenses devem chegar meia hora antes da previsão do fim do expediente.

Locais de vacinação contra o coronavírus (público-alvo nova vacina):

1 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

2 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

3 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

4 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto

5 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro

6 – Clínica Gonçalense do Mutondo

7 – Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, Arsenal

Locais de vacinação contra o coronavírus (de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias):

1 – Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara

2 – Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

3 – Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa

4 – Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto

5 – Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro

6 – Clínica Gonçalense do Mutondo

7 – USF Alexander Fleming, Boaçu

8 – Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, Arsenal

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos o principal portal de notícias dedicado a Niterói e região, comprometidos em levar a você informações precisas, relevantes e em tempo real. Nossa missão é manter a população informada sobre os acontecimentos locais, desde política e economia até cultura, esportes e eventos pra nossa cidade.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niterói.com.br © Todos direitos reservados