Home São Gonçalo São Gonçalo espera 100 mil pessoas na celebração de Corpus Christi

São Gonçalo espera 100 mil pessoas na celebração de Corpus Christi

por Ascom
0 Comente
sao-goncalo-espera-100-mil-pessoas-na-celebracao-de-corpus-christi

Confecção do tapete de sal terá início às 7h desta quinta-feira

São Gonçalo está pronta para as celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira (30), quando será confeccionado o tapete de sal nas ruas centrais da cidade. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para a celebração ao longo do dia. A programação tem início às 7h quando começam a ser confeccionados os mais de 230 tapetes de sal, que são um Patrimônio Público Cultural e Religioso do município. Mais de 600 servidores da Prefeitura de São Gonçalo estarão envolvidos na celebração.

Os tapetes serão expostos da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, passando pela Rua Feliciano Sodré, até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro. Serão utilizados, aproximadamente, 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez, além das 52 toneladas de sal.

Neste ano, os temas dos tapetes são: Eucaristia – alimento da vida de oração, Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar), Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia), além dos tradicionais desenhos dos padroeiros das paróquias.

De 8h às 10h30, bandas estarão tocando louvores no palco que será montado em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante, no bairro Zé Garoto. Às 14h, serão retomados os cânticos católicos no palco para todos aqueles que tiverem visitando os tapetes. 

A Santa Missa será iniciada às 16h, sob a presidência do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula. Após a Santa Missa será iniciada a procissão, onde  os fiéis irão percorrer aproximadamente dois quilômetros até chegarem ao Firjan Senai, onde haverá a bênção final. 

É recomendado que todos os participantes da solenidade estejam bem alimentados e hidratados, com roupas leves e devidamente medicados. Ambulâncias estarão em pontos estratégicos para qualquer eventualidade. 

Durante todo o evento, o hall do Teatro Municipal estará de portas abertas com a exposição “Corpus Christi”, que reúne 19 fotografias que mostram momentos da confecção dos tapetes, da manifestação de fé dos fieis que acompanham a celebração, de momentos da Santa Missa e da dimensão do Corpus Christi pelas ruas de São Gonçalo. 

Além da exposição, outra novidade deste ano será a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para famílias cadastradas nas atividades sociais das Igrejas do município. Serão montado quatro pontos para doação, sendo na Casa das Artes, no pátio da Paróquia São Gonçalo, na entrada do Teatro Municipal de São Gonçalo e na Praça Dr Luiz Palmier. Ao final do evento os itens serão separados e entregues aos responsáveis pela distribuição.

Trânsito – Para que a celebração ocorra sem grandes transtornos no trânsito, a Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo montou um esquema especial para os veículos que precisarem transitar pelas ruas do Centro.  A recomendação é que os participantes priorizem o uso de transporte público. As medidas podem ser conferidas no link https://www.pmsg.rj.gov.br/sao-goncalo-se-prepara-para-celebracao-de-corpus-christi/

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos o principal portal de notícias dedicado a Niterói e região, comprometidos em levar a você informações precisas, relevantes e em tempo real. Nossa missão é manter a população informada sobre os acontecimentos locais, desde política e economia até cultura, esportes e eventos pra nossa cidade.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niterói.com.br © Todos direitos reservados