Home São Gonçalo São Gonçalo forma 53 alunos em curso da Padaria Escola

São Gonçalo forma 53 alunos em curso da Padaria Escola

por Ascom
0 Comente
sao-goncalo-forma-53-alunos-em-curso-da-padaria-escola

Quatro turmas receberam diplomas de panificação

Mais quatro turmas do sétimo ciclo do curso de formação básica em panificação da Padaria Escola concluíram as aulas e receberam seus diplomas em uma cerimônia realizada no CRAS de Vista Alegre, nesta quarta-feira (29). Ao todo, 53 novos padeiros foram formados pelo projeto, que é desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal.

No curso, os alunos aprendem sobre temas como panificação e empreendedorismo, por exemplo. A Padaria Escola surgiu com a proposta de possibilitar qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda. Dezenas de formandos já atuam no ramo.

O secretário de Assistência Social, Felippe Mattos Monteiro, destacou o orgulho que é ver novos padeiros se formando pelo projeto. A turma que está se formando iniciou os estudos no final de janeiro deste ano.

“Parabéns a todos os formados desse curso, espero que vocês tenham gostado e que possamos realizar cada vez mais cursos do tipo. Que vocês continuem na profissão e colham bons frutos. O nosso objetivo é ajudar as pessoas e dar qualificação profissional para os gonçalenses”, disse.

O curso – que teve início em 2004, mas encerrou suas atividades em 2014 – foi retomado no primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, em 2021, após passar por uma reformulação para melhor atender os participantes. Desde a reformulação, mais de 200 novos padeiros foram formados.

Cláudio Márcio Marinho é professor do curso e contou um pouco sobre as aulas.

“Ensinamos sobre como fazer biscoitos, pães, brownies, pudim. No meio do curso, os alunos já fazem mesas de café da manhã para venda. Isso me deixa emocionado, porque na metade do curso eles já possuem capacitação para realizar essa atividade. No curso, os alunos aprendem também sobre o empreendedorismo e tem aulas com representantes da Subsecretaria de Trabalho. Eu fico orgulho e emocionado de ver todos esses alunos se formando e espero que eles consigam prosseguir na profissão e fazer uma renda extra”, afirmou.

Os alunos do curso também estão satisfeitos com o que aprenderam durante as aulas. É o que afirma o pedreiro Jayme D’arc de Souza, de 62 anos.

“Eu conheci o curso por uma amiga, que me indicou. Eu comecei a fazer, gostei e estou satisfeito. Aprendi muitas coisas com o professor Cláudio, aprendi a fazer vários pães, biscoitos, fiz esses itens em casa e a família gostou. É muito bom! Estou satisfeito”, disse.

Iraci Bispo de Oliveira, de 64 anos, também se formou pelo curso.

“É maravilhoso! Foi o melhor curso que fiz na minha vida, o professor Cláudio também é maravilhoso, me ensinou coisas que vou levar para a vida. Eu fiz outro curso aqui no CRAS antes e foi assim que eu descobri sobre a Padaria Escola. Eu já estou até com saudade agora que terminei. Nunca imaginei que um dia eu aprenderia tanto. Agora faço pães e biscoitos e as pessoas elogiam”, disse a moradora do Paraíso.

A próxima turma do Padaria Escola deve começar na segunda quinzena de julho e as aulas são ministradas no CRAS de Vista Alegre.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos o principal portal de notícias dedicado a Niterói e região, comprometidos em levar a você informações precisas, relevantes e em tempo real. Nossa missão é manter a população informada sobre os acontecimentos locais, desde política e economia até cultura, esportes e eventos pra nossa cidade.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niterói.com.br © Todos direitos reservados