Obras da ciclorrota estão dando mais qualidade de vida para a população

22/10 – As obras da ciclorrota na Avenida Jornalista Roberto Marinho seguem transformando e proporcionando mais beleza e qualidade de vida para a população que por ali passa ou reside. Neste terça-feira (22), estão sendo revitalizadas as calçadas na via na altura da Escola Municipal Alberto Torres. Essas novas calçadas possuem um padrão de altura e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs). Depois delas, será feita a ciclovia. A ciclorrota irá formar uma área exclusiva para ciclistas de 4,4 quilômetros de extensão, ligando a Praça Getúlio Vargas, no Rocha, até a Praça Chico Mendes, no Raul Veiga.

A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado das Cidades, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. O projeto foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe). Uma parte da ciclorrota já foi concluída na área em frente à Arena São Gonçalo.

As melhorias que as novas calçadas estão trazendo são observadas por quem mora no local. É o caso do eletricista Fabrício Perreira do Nascimento, de 35 anos. Ele mora na Avenida Jornalista Roberto Marinho há pouco mais de 30 anos e comentou que está gostando da obra.

“Estou acompanhando as obras desde que elas começaram a ser feitas lá depois do Supermercado Guanabara. Estou achando as novas calçadas ótimas e mais acessíveis. Antes, as calçadas estavam esburacadas, agora estão melhores e, depois de prontas, vão ajudar muito a gente que mora aqui. Fora a ciclovia, né? Incentiva o esporte. A gente quase não tinha isso aqui, só nos municípios vizinhos, então, é ótimo que agora vamos ter”, comentou.

O projeto prevê a mudança da paisagem local, incentiva o uso de bicicletas e a diminuição da emissão de gases poluentes, além de reordenar o trânsito.

As novas intervenções estão criando calçadas com o padrão de altura de 15 centímetros (com exceção de frentes de loja, onde as calçadas terão cinco centímetros, e garagens). Antes desse padrão, as calçadas do local tinham diversas alturas.

O jornaleiro José Ricardo Garcia, de 57 anos, trabalha em uma banca na Avenida Jornalista Roberto Marinho há 13 anos. Para ele, as obras estão ótimas. “As calçadas estavam precisando, agora, eu vejo que a obra está ficando boa, tudo direitinho. As ciclovias são uma boa para o município e vamos torcer para os motoristas de carros respeitarem”, contou.

Além da ciclorrota, o MUVI, que vai ligar Neves a Guaxindiba, também vai implementar ciclovias por São Gonçalo, facilitando o ir e vir da população. Em Neves, no Vila Lage e no Camarão, por exemplo, já é possível ver ciclovias do MUVI prontas. Vale destacar que a obra segue em execução.

Reconhecimento nacional – O projeto da Ciclorrota, além do MUVI, foi habilitado para disputar o Prêmio Bicicleta Brasil, parte integrante do Programa Bicicleta Brasil, sob gestão da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. O Programa Bicicleta Brasil foi criado em 2018 para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, a ser implementado em todas as cidades com mais de 20 mil habitantes, visando a contribuir para a melhoria das condições de mobilidade urbana em território nacional. O Plano Municipal de Mobilidade de São Gonçalo também foi selecionado para disputar o Prêmio Bicicleta Brasil na categoria Projetos, Planos, Programas e Urbanização”.

Fotos: Fabio Guimarães

Related posts

Shows do Aniversário de Niterói começam dia 22 com Seu Jorge e Negamanda em São Francisco

São Gonçalo: Fórum aborda políticas públicas voltadas para saúde mental

São Gonçalo Geek XP: Imersão no universo da cultura pop