Outubro Rosa: Prefeitura de Niterói tem programas voltados para a saúde da mulher

17/10 – Outubro é um mês dedicado a dar visibilidade à prevenção e ao combate ao câncer de mama, mas em Niterói o cuidado com a saúde das mulheres é uma prioridade constante. A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou iniciativas como o Programa Niterói Mulher, o Navegadoras e o Registro de Câncer, em parceria com a Fundação do Câncer. O trabalho rendeu bons frutos e, hoje, a cidade não possui fila de espera para cirurgias de câncer de mama e colo de útero, para exames e para realização dos tratamentos com quimioterapia e radioterapia.

Além de zerar as filas para cirurgias e exames, a parceria com a Fundação do Câncer trouxe um aumento no acesso dos exames de rastreio e diagnóstico de câncer, como mamografia e coleta de citopatológico, além do aumento em 34% da definição das causas de óbito de mulheres. Desta forma, é possível que o município identifique o cenário atual da doença, aumente as notificações de câncer e dos óbitos, e assim estabeleça políticas públicas de saúde efetivas.

“A Prefeitura de Niterói tem priorizado a saúde da mulher, zerando as filas para exames e cirurgias de câncer de mama e colo de útero. Nosso compromisso é garantir que as mulheres tenham acesso rápido e humanizado aos cuidados de que precisam. O apoio da Fundação do Câncer nos ajudou a ampliar o diagnóstico precoce, tornando nossas ações de prevenção e tratamento ainda mais eficazes. Neste Outubro Rosa, reforçamos a importância de continuar oferecendo uma assistência de qualidade às mulheres de Niterói”, afirmou o prefeito Axel Grael.

Em 2024, de janeiro a setembro, foram realizados 5.265 exames citopatológicos, com uma média de 585 por mês. No mesmo período, o município realizou 2.259 mamografias, com uma média de 251 mensais.

“Essas iniciativas fazem parte do compromisso da Prefeitura de Niterói com a melhoria contínua do atendimento oncológico, garantindo mais qualidade de vida para os pacientes e ampliando o acesso à saúde de forma humanizada e eficiente”, explica a secretária de Saúde, Anamaria Schneider.

Um dos programas que compõem esse olhar diferenciado para a descoberta precoce e o tratamento do câncer é o Programa Niterói Mulher, lançado há 3 anos, em outubro de 2021, que tem como objetivo diagnosticar, ainda no começo, os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias. Todo o tratamento com radioterapia, quimioterapia e as cirurgias foram assumidos pela Prefeitura de Niterói.

No ano seguinte, em março de 2022, passado o período mais grave e acentuado da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Niterói absorveu o hospital aberto para casos graves da doença e passou a utilizá-lo como referência para alguns casos de cirurgia. O município  ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Dr Gilson Cantarino (HMOGC). A secretaria de saúde também realiza o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia na Oncomed e alguns casos para o Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP. Desde então, foram realizadas 658 cirurgias de câncer de mama e câncer de colo de útero apenas no Hospital Oceânico.

Ana Fátima Ferreira de Souza, 60 anos, foi atendida no Hospital Oceânico e acompanhada pelo Programa Navegadoras. Ela relata que se sentiu acolhida e segura ao longo de todo o seu tratamento, que agora está concluído. Ana passou por uma cirurgia no Oceânico e realizou sessões de radioterapia e quimioterapia pelo município, na Oncomed.

“Mesmo sem ter um plano de saúde, eu nunca tive medo, porque fui muito bem acolhida na rede pública. Recebi atenção e cuidado em cada etapa do tratamento, o que me deu muita segurança e confiança. Viva o SUS!”, comemora Ana.

Humanização – A descoberta de um câncer nunca é simples e, muitas pacientes, se sentem sozinhas e desamparadas para enfrentar o tratamento que pode ser bem agressivo à saúde. Pensando nisso, há exatos dois anos, foi criado o Programa Navegadoras Oncológicas que conta com enfermeiras que apoiam e conduzem os pacientes com câncer de mama, colo de útero e próstata em todas as etapas do tratamento na Rede de Atenção à Saúde, desde o diagnóstico, dando apoio e levando um acalanto aos mais de 200 pacientes com câncer de mama, colo do útero, próstata, endométrio, ovário e vulva que passaram pelo programa. Desse montante, 42% dos pacientes tiveram o seu rastreamento realizado pela rede municipal do SUS. O Hospital Oceânico foi a unidade de saúde responsável pela captação de 56% dos pacientes navegados. Os demais pacientes vieram através da Policlínica Malu Sampaio.

Registro de Câncer de Niterói

O Registro de Câncer de Base Populacional de Niterói iniciou suas atividades de coleta em outubro de 2022, coletando todos os pacientes com diagnóstico a partir deste ano. O projeto conta com três registradores capacitados e utiliza sistema desenvolvido pela Fundação do Câncer – Oncollect®️. A Fundação do Câncer também apoia tecnicamente, confere qualidade e executa análises para relatórios sobre os casos com diagnóstico de câncer no município.

No início do processo de captação e registro dos casos de câncer, os dados eram coletados nas unidades de saúde públicas: Hospital municipal Oceânico Gilson Cantarino; Hospital Municipal Orêncio de Freitas; Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF); Policlínica de Especialidade Malu Sampaio; Policlínica de Especialidade Sylvio Picanço. Atualmente, também fazem parte dos dados pacientes advindos de clínicas de tratamento privadas com convênio com o SUS, Oncomed e CRINGA, sendo que nessas duas últimas unidades de saúde os dados são coletados de forma direta por importação das informações do sistema Oncollect.

 

Related posts

RODRIGO NEVES SE REÚNE COM EMPREENDEDORES NO CENTRO

Prefeito de Niterói participa da abertura de exposição sobre a história do esporte na cidade

Theatro Municipal de Niterói recebe ‘Rapunzel’ somente neste final de semana