Palestra sobre Mumbuca Futuro no Espaço Solidário de Maricá

17/10 – A Prefeitura de Maricá segue com debates sobre empreendedorismo no Espaço Solidário, montado ao lado da praça de alimentação no Centro. A programação desta quarta-feira (16/10) uma palestra sobre “O papel da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro no Desenvolvimento Econômico local” com coordenadora Rayanne Medeiros. Em seguida, o público pode aproveitar shows de voz e violão com Lira e do saxofonista Sérgio Luthier.

O local, que fica na Rua Barão de Inoã, recebe 30 expositores e é resultado da ação conjunta das secretarias de Economia Solidária, de Promoção e Projetos Especiais e de Cultura, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Banco Mumbuca e Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Rayanne destacou o papel da economia solidária como um modelo de desenvolvimento social e econômico com a formação da juventude maricaense, que beneficia 2.218 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º do Ensino Médio, onde cada um recebe 50 mumbucas por mês (R$ 50).

“Essa política pública de fortalecimento da economia solidária é fundamental na construção de uma sociedade mais sustentável, igualitária, justa e com educação financeira”, destacou a coordenadora do Mumbuca Futuro.

Hamilton Lacerda, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), ressaltou que o objetivo do Espaço Solidário, inaugurado recentemente, é impulsionar a economia solidária como um todo.

“Vocês (expositores) trabalham e produzem a economia solidária, movimentando a economia, o empreendedorismo, os pequenos negócios que são a porta de entrada dos grandes empreendimentos que existem hoje”, afirmou Hamilton.

A programação segue até sábado, dia 19/10, com palestras para os empreendedores e shows. No Espaço Solidário, reúne seis coletivos que atualmente compõem o núcleo de articulação de feiras de Maricá, ArteMar: Feira Maricá Mostra Cultura; Feira Livre Solidária (Felis); Feira da Colmeia; Feira Natureza, Arte e Cultura; Feirarte; e Feira da Agricultura Familiar.

Programação

Quinta-feira (17/10)

Temática do dia: Dia das Mulheres
17h – Palestra: Redes de Transformação: Benefícios da organização em rede e do trabalho coletivo – Palestrante: Thaisa Muniz
18h10 – Aulão de Samba no pé – Professora: Elaine Rosas
19h40 – Show Pagodamas

Sexta-feira (18/10)

Temática do dia: Dia da Cultura Afro
17h – Palestra: Empreendimento solidário negro – Palestrante: Julina Brasil
18h40 – Apresentação de grupo de dança – Grupo de Danças urbanas (Maricá das Artes)
18h40 – Show voz e violão – Jô Borges
21h – Show com saxofonista Sérgio Luthier

Sábado (19/10)

Temática do dia: Dia da Diversidade / Encerramento do Evento
17h – Contação de histórias e criação de origami – Contadora: Carol Souza
18h – Maricá das Artes – Nação Alarde
18h – Show de Katia Jones
18h10 – Show de Jurema Bellini
18h35 – Show de Gabriell Pelech
19h – Show de Ronaldo Valentim
20h30 – Maricá das Artes – Nação Alarde
20h40 – Show de Ivan Heros
21h05 – Show de Erxk Jordan
21h35 – Show de Boivi

Fotos: Bernardo Gomes

Related posts

RODRIGO NEVES SE REÚNE COM EMPREENDEDORES NO CENTRO

Prefeito de Niterói participa da abertura de exposição sobre a história do esporte na cidade

Theatro Municipal de Niterói recebe ‘Rapunzel’ somente neste final de semana