21/09 – Iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho, a Casa do Trabalhador Itinerante acontece no Parque Linear do Flamengo neste final de semana (21 e 22/09) com diversos serviços para quem busca uma recolocação profissional, a primeira oportunidade ou, até mesmo, mudar de área de trabalho. E para auxiliar esse público, o evento leva palestras sobre variados temas.
A Casa do Trabalhador Itinerante tem como objetivo conectar os moradores que procuram uma recolocação profissional com as oportunidades disponíveis no município com oferta de vagas, cadastramento de currículos, orientações jurídicas, vocacionais e de como se comportar em uma entrevista de emprego, além de palestras.
“Esta é a nona edição do evento, que já passou pelos quatro distritos do município em edições anteriores. O movimento sempre aumenta. E nessa Casa do Trabalhador Itinerante, como é um local muito próximo ao Centro, eu acreditava que fosse ter menos pessoas. Nos surpreendeu, pois a busca está acontecendo desde cedo. Essa é a missão: estar cada vez mais perto das pessoas, nos locais onde elas precisam e estão mais concentradas”, disse o secretário de Trabalho Alessandro Magno.
Neste sábado (21/09), a enfermeira especializada em Neonatologia e Controle de infecção em Assistência à Saúde Fabiane Rodrigues ministrou a palestra “Enfermagem: Escolha, desafios e realizações”, e trouxe informações sobre a profissão. No domingo (22/09), será ministrada a palestra “A importância da qualificação profissional no mercado de trabalho”, com Thaís Souza e Argina Valquiria.
“Quem optar pela Enfermagem precisa ter pelo menos quatro motivações: vocação, empatia, compromisso e desejo de fazer a diferença. 90% dos profissionais que se formam nesse curso entram no mercado de trabalho. No entanto, é necessário fazer networking. Para entrar no mercado de neonatologia, por exemplo, é muito difícil. Presenciei enfermeiros trabalhando como técnicos, se especializando e aguardando uma vaga”, afirmou Fabiane.
Vagas de emprego
Um dos serviços mais buscados durante as edições da Casa do Trabalhador Itinerante é o banco de empregos ofertado pela unidade Maricá do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para se candidatar, é necessário levar originais e cópias dos documentos pessoais (identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho).
Morador do Flamengo, Carlos Couto contou que busca mudar de área e decidiu ir até o evento. “Hoje trabalho com construção civil e quero buscar novas oportunidades. Aproveitei que a Casa do Trabalhador Itinerante está aqui pertinho da minha casa e passei. Vai que eu encontro algo que me interesse? Nem sempre posso sair da obra e ir no Centro procurar outras vagas”, contou.
A próxima edição da Casa do Trabalhador Itinerante já tem data e local definidos. No próximo final de semana (28 e 29/09), o evento desembarca na Praça Tiradentes, em Araçatiba. A programação de palestras será divulgada nos próximos dias.