Home Rio de Janeiro Polícia Civil indicia professores em atos considerados racistas em roda de samba

Polícia Civil indicia professores em atos considerados racistas em roda de samba

Investigação foi realizada pela Decradi, unidade especializada no combate a crimes de preconceito

por master
0 Comente

20/11 – A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) indiciou, nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, dois professores – um brasileiro e uma argentina – pelo crime de racismo. Os dois foram gravados em julho, em atitude considerada racista em uma roda de samba, em Santa Teresa.

 
A investigação começou imediatamente após a notícia do crime. A equipe da Decradi analisou as imagens e ouviu testemunhas, além dos autores. O relatório, que será enviado para o Ministério Público, aponta que os atos são graves.
 
– O ato praticado associou negativamente indivíduos ou grupos, especialmente em relação à população negra, uma vez que esse comportamento é carregado de uma história de racismo, já que a comparação entre pessoas negras e macacos foi amplamente usada para desumanizá-los e discriminá-los ao longo da história”, destaca a conclusão do inquérito.
 
O relatório diz ainda que, mesmo considerados como “brincadeiras”, esses comportamentos podem perpetuar traumas e desigualdades sociais, ferindo a dignidade de pessoas, o que torna imprescindível a necessidade de conscientizar e educar a sociedade sobre os impactos históricos e emocionais de tais ações. O crime, de acordo com a legislação vigente, é inafiançável e imprescritível.
 
Unidade especializada
A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância é uma unidade importante da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) no combate ao preconceito. Criada há pouco mais de cinco anos, ela é parte do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e tem o papel de investigar os crimes, mas também de atuar na conscientização da população. A Decradi tem grande interlocução com outras secretarias, órgãos, entidades e grupos em vulnerabilidade.
 
Desde sua criação, a delegacia já investigou mais de 500 casos de crimes raciais. A unidade também apura denúncias de intolerância religiosa, LGBTfobia e xenofobia.
 
As vítimas de preconceito que desejarem realizar o registro de ocorrência podem procurar a sede da Decradi, na Rua do Lavradio, 155, no Centro do Rio. Há a possibilidade também de comunicar os crimes em qualquer delegacia distrital do estado ou por meio da Delegacia On-line, para maior comodidade do cidadão. Todos os fatos são apurados, a fim de responsabilizar criminalmente os autores.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos o principal portal de notícias dedicado a Niterói e região, comprometidos em levar a você informações precisas, relevantes e em tempo real. Nossa missão é manter a população informada sobre os acontecimentos locais, desde política e economia até cultura, esportes e eventos pra nossa cidade.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niterói.com.br © Todos direitos reservados

Home
Região
Jornal
Ouça nossa Rádio
Contato