Prefeitura de São Gonçalo realiza a manutenção constante dos canteiros da cidade

04/10 – O município de São Gonçalo vem investindo cada vez mais em áreas verdes que, além de trazerem cores à cidade, promovem um espaço de lazer que pode ser aproveitado por toda a família. Em São Gonçalo, existem canteiros no projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), em Tribobó, nas praças, no Jardim Alcântara, na frente da Igreja Matriz, no Restaurante do Povo e outros. Todos os dias equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Conservação, atuam nesses espaços. O trabalho vem transformando São Gonçalo em um local cada vez mais bonito.

Nos trechos 1, 2 e 3 do MUVI, que vai de Neves até o Centro, por exemplo, estão sendo plantadas centenas de mudas de árvores como Ipê, Escumilha, Acácia e Sibipiruna.

É importante destacar que, com as novas mudas plantadas, áreas antes degradadas agora se transformam em novos espaços, sinalizados e úteis para a população. Um dos canteiros que é exemplo disso é o do Jardim Alcântara, localizado no novo estacionamento que está sendo construído na Rua Capitão Juvenal Figueiredo. Antes, a área era utilizada como um depósito irregular de lixo, que, além do mau cheiro, atraía também animais, como ratos e urubus.

Além da obra feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, que transformou o local, um espaço verde foi implementado. Para a doméstica Aparecida Santos, de 62 anos, moradora do bairro há mais de 30 anos, o local foi transformado.

“Antes, por exemplo, eu nem corria aqui, agora eu corro. Aqui, era um local no qual as pessoas jogavam lixo, era perigoso e atraía bichos, ninguém passava por aqui. Agora, está tudo transformado. Com essas árvores que foram plantadas, as palmeiras e as gramas, tudo foi revitalizado. Eu agora corro aqui e adorei. Eu também sempre vejo o trabalho da galera da Prefeitura que vem aqui rotineiramente e molha as plantas para que elas continuem verdes, é ótimo. Eu espero é que as pessoas mantenham dessa forma, conservem, evitem de arrancar as plantas para que elas cresçam”, disse.

As plantas, das mais variadas cores, são cultivadas inicialmente no horto municipal e depois levadas para os canteiros mais diversos em São Gonçalo. Ao todo, cerca de 15 mil mudas de plantas são cultivadas, dentre elas estão: a alpinia, o cróton, a dracena tricolor, a aspargo pluma e outras. Todas essas espécies são de baixa manutenção. As plantas ficam no Horto por cerca de 30 dias até serem replantadas no espaço adequado.

Related posts

RODRIGO NEVES SE REÚNE COM EMPREENDEDORES NO CENTRO

Prefeito de Niterói participa da abertura de exposição sobre a história do esporte na cidade

Theatro Municipal de Niterói recebe ‘Rapunzel’ somente neste final de semana