Home Niterói Reunião da AISP 12 discute segurança pública em Niterói e apresenta novos delegados

Reunião da AISP 12 discute segurança pública em Niterói e apresenta novos delegados

por master
0 Comente

11/09 – O Conselho de Segurança, sob a liderança do presidente Francis Leonardo, realizou uma importante reunião na CDL Niterói. O evento, que contou com a presença de diversas autoridades, teve como foco a apresentação dos indicadores de criminalidade de Niterói e a introdução dos novos delegados que atuarão na região.

A reunião foi iniciada com a execução do hino nacional e a apresentação dos membros da mesa, que incluíram a Dra. Jéssica representando o Dr. Luis Henrique M. Pereira da 76ª DP, Bruno Paura Corregedor da OAB Niterói, Dr. Vilson de Almeida Silva delegado da 77ª DP, Coronel Odair do 12º BPM, Francis Leonardo presidente da CCS AISP 12, Anna Maria Quitanilha, presidente do Conselho de Segurança de Maricá e Major Climaco coordenador da Operação Segurança Presente.

Durante seu discurso, Francis Leonardo enfatizou a importância da participação da sociedade civil nas decisões relacionadas à segurança pública. Ele criticou as mudanças frequentes na secretaria de Polícia Civil e destacou que a ausência da sociedade nas discussões prejudica a eficácia das ações de segurança. O delegado Dr. Vilson, que tomou posse recentemente, também se apresentou, ressaltando seu compromisso com a população de Niterói e a importância da integração entre as forças de segurança.

 

Tenente Coronel odair – Comandante eventual do 12ºBPM

Apresentou dados sobre o policiamento na região, destacando as diversas operações em andamento e a colaboração entre a Polícia Civil e a Militar. Ele mencionou operações recentes que resultaram em prisões significativas e a importância do registro imediato de crimes para facilitar a atuação policial.

O novo delegado e representantes presentes na reunião foram bem recebidos, e a troca de experiências entre os órgãos foi vista como essencial para fortalecer a segurança em Niterói. Anna Maria Quitanilha destacou a necessidade de um sistema único de segurança pública que respeite a atuação dos conselhos de segurança, permitindo maior participação da sociedade nas decisões.

A 76ª Delegacia de Polícia (DP) apresentou um panorama misto de ocorrências em sua área de atuação. Um registro de homicídios dolosos e  letalidade violenta, refletindo uma preocupação crescente com a segurança pública na região.

Por outro lado, os dados mostram uma queda de 9% nos roubos de rua, um sinal de que as medidas de prevenção e policiamento têm surtido algum efeito positivo. Entretanto, o aumento de 33% nos roubos de veículos é alarmante e demanda uma resposta mais incisiva das autoridades para conter essa tendência

O Coordenador Major Climaco, da Operação Segurança Presente, em seu momento de fala na Reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói explicou a dinâmica dos furtos em estabelecimentos comerciais na área da 81ª DP. Recentemente, uma série de furtos foi registrada, e graças a vídeos e informações recebidas, um suspeito foi identificado e conduzido à delegacia. No entanto, as investigações enfrentaram dificuldades devido à falta de registros iniciais por parte dos comerciantes, que só fizeram as denúncias após os incidentes ocorrerem. O suspeito, que já possui antecedentes criminais e problemas com drogas, confessou os crimes, mas o processo foi prejudicado pela ausência de registros imediatos, porém foi reconhecido como autor em todos, destacou também um acusado notório por furtos de bicicletas, que foi identificado em um crime recente na área da 77ª DP. Embora uma moto tenha sido recuperada por meio de uma ação conjunta, o suspeito ainda não foi preso preventivamente, uma vez que não havia elementos suficientes para solicitar sua detenção, segundo o MP. O Coordenador enfatizou a importância de registrar crimes de forma imediata, ressaltando que essa prática pode otimizar a resposta das autoridades e potencialmente reduzir os índices de criminalidade. Ele também mencionou uma queda significativa nos furtos de Bikes em Niterói, que reduziram de 56 para 34 em agosto, muitos deles relacionados a um único suspeito. O trabalho contínuo das forças de segurança se concentra em identificar onde os itens furtados são armazenados e em assegurar que os responsáveis sejam devidamente processados.
Além disso, o Coordenador reforçou a diretriz da Operação, que é a abordagem de proximidade e tem um excelente contato com a população, sendo um passo essencial para fortalecer a segurança pública, que já conta com 43 grupos de comunicação e mais de 10 mil participantes, tem se mostrado efetivo ao permitir um rápido fluxo de informações, lembrando que o meio oficial é o 190 e 153 em Niterói devido ao Cisp.
Com um efetivo de 278 policiais atuando em diferentes regiões da cidade, a equipe está comprometida em enfrentar os desafios e auxiliar na redução dos índices criminais, pois a Operação suplementa o policoamento do 12 BPM. As autoridades continuam atentas às demandas dos cidadãos, buscando constantemente aprimorar a segurança na cidade, dando fim a sua fala.

Conclusão
A reunião do Conselho de Segurança Comunitário foi um passo importante para fortalecer a colaboração entre as autoridades e a população. A participação ativa dos cidadãos nas discussões sobre segurança é fundamental para criar um ambiente mais seguro em Niterói, onde a integração entre as diversas forças de segurança pode fazer a diferença na luta contra o crime.

Portal Niterói Notícias – A sua informação em primeira mão!

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos o principal portal de notícias dedicado a Niterói e região, comprometidos em levar a você informações precisas, relevantes e em tempo real. Nossa missão é manter a população informada sobre os acontecimentos locais, desde política e economia até cultura, esportes e eventos pra nossa cidade.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niterói.com.br © Todos direitos reservados

Home
Região
Jornal
Notificações
Contato