Rússia promete resposta “concreta” se Polônia tentar interceptar mísseis russos sobre a Ucrânia

19/08 – A Rússia não hesitará em responder de forma “concreta e apropriada” caso a Polônia tente interceptar mísseis russos que estejam sobrevoando a Ucrânia. A declaração foi feita por Oleg Tiapkin, chefe do Ministério das Relações Exteriores da Rússia para a Europa, em resposta às recentes afirmações de Varsóvia sobre a possibilidade de interceptação desses mísseis.

Tiapkin alertou que, se a Polônia decidir ceder a uma “aventura” militar e tentar impedir os mísseis russos, a resposta de Moscou será rápida e decisiva. “Se Varsóvia ceder a um impulso aventureiro e decidir fazer tentativas de interceptar meios de ataque de longo alcance legalmente utilizados pelas nossas Forças Armadas para neutralizar ameaças militares à Rússia provenientes do território da Ucrânia, a resposta será apropriada e bastante concreta,” afirmou Tiapkin.

O diplomata também ressaltou que a Rússia tem alertado repetidamente sobre os riscos da possível participação direta de outros países na defesa do que chamou de “regime de Kiev”. Tiapkin reforçou que não há negociações em andamento sobre este assunto, e que tanto a Polônia quanto a OTAN estão cientes da posição firme da Rússia.

As declarações de Tiapkin seguem após o ministro dos Negócios Estrangeiros da Polônia, Radoslaw Sikorski, ter mencionado que o país está considerando a proposta de Kiev de derrubar mísseis russos. Em maio deste ano, o porta-voz do Ministério da Defesa polonês, Pawel Wronski, também indicou que a Polônia estava avaliando a possibilidade de abater mísseis russos próximos às suas fronteiras.

A situação aumenta a tensão entre a Rússia e os países da OTAN, com uma possível escalada do conflito na Ucrânia, caso essa interceptação venha a ocorrer.

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C