23/10 – As obras de extensão do PAM Coelho estão prontas e os novos ambientes já estão sendo usados pelos funcionários e pacientes. Com a abertura do novo espaço, parte da antiga estrutura foi fechada e entrou em reforma. Toda a unidade será remodelada e receberá obras de padronização e adequação para melhor atender os pacientes.
A obra inicial de ampliação foi realizada em uma parte externa que era aberta e sem utilidade. Com a ampliação e a remodelação, a unidade passará a ter consultórios multifuncionais, odontológico, ginecológico e cinco de psiquiatria, salas de vacina, ultrassonografia, esterilização, fisioterapia, farmácia, almoxarifado, coleta de exames laboratoriais, descontaminação, duas recepções, sanitários adaptados, administração, refeitório e fraldário.
Quando toda a revitalização for finalizada – a área ampliada vai atender aos pacientes da saúde mental com consultórios e as áreas de atividade externa e de atividade coletiva coberta. O espaço do atendimento psiquiátrico foi todo construído baseado na Política Nacional de Humanização (PNH).
“O PAM Coelho é uma unidade de referência para aquela região e estava completamente obsoleto. É mais uma unidade de saúde que recebe a revitalização para oferecer atendimento mais humanizado e atender às normas do Ministério da Saúde. E também vai passar a oferecer mais um serviço: a ultrassonografia – um verdadeiro ganho”, explicou a secretária municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour.
A construção segue todas as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, a unidade terá ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras.
Fotos: Julio Diniz