Home Maricá Setembro Amarelo: Positividade e valorização da vida são temas de palestra na Casa da Terceira Idade de Inoã

Setembro Amarelo: Positividade e valorização da vida são temas de palestra na Casa da Terceira Idade de Inoã

Fala a frequentadores do local foi feita pelo psicólogo Walter Avellar, que já havia palestrado na unidade de Itaipuaçu

por master
0 Comente

27/09 – A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta sexta-feira (27/09) mais uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Desta vez, a Casa da Terceira Idade de Inoã recebeu uma nova palestra do psicólogo Walter Avellar, que já havia falado a idosos da unidade de Itaipuaçu. Em sua fala, ele enfatizou a necessidade de uma postura positiva diante da vida, sobretudo para os que têm mais experiência.

“Desde crianças, temos a tendência a sermos mais negativos, o que já começa quando não nos deixam fazer muita coisa na infância. Principalmente entre os idosos, é preciso não dar peso ao que nos derruba ao longo da vida, mesmo porque todos temos também experiências maravilhosas. Temos que deixar aberta a gaveta da positividade em nossas mentes”, afirmou o profissional de saúde mental.

A coordenadora da casa de Inoã, Naralane Cristina, revelou que ela mesma teve depressão e já tentou o suicídio anteriormente. “Muitos aqui também já tentaram e, por isso, nosso trabalho consiste em levante a auto-estima de quem nos procura. Sempre recebo a todos com um beijo e um abraço, acho isso importante, e se alguém deixa de vir por muito tempo, nós vamos procurar para saber o que houve. Também promovemos passeios e atividades diversas”, detalhou ela.

Uma das atendidas da casa deu um depoimento emocionante no fim do evento. Moradora do ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Inoã, Lúcia Regina de Lima enfrenta um tratamento de câncer e contou que também tinha desistido da vida por duas vezes, depois de também ter sofrido preconceito no trabalho.

“Separaram até copos para beber água, porque acharam que podia ficar doentes também, tinham nojo de mim. Além disso, não deixaram meus remédios chegarem porque moro numa área de risco. Na última vez que tentei tirar minha vida, essas pessoas aqui da casa me acolheram e este lugar se tornou muito importante para mim. Antes eu me odiava, mas hoje me olho no espelho e digo que me amo. Dêem muito valor ao que vocês têm aqui, vocês talvez não saibam o que significa esse abraço que ganhamos sempre que chegamos”, disse Lúcia, que tem 62 anos.

No último dia 19, uma roda de conversa levou mais de 100 alunos da Escola Municipal de Idosos Milton Felipe Diniz até o auditório do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu, para ouvir a palestra do professor, psicólogo, neurocientista e filósofo Alan Christi Rocha. Em seguida, os estudantes puderam fazer perguntas.

Fotos: Anselmo Mourão

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos o principal portal de notícias dedicado a Niterói e região, comprometidos em levar a você informações precisas, relevantes e em tempo real. Nossa missão é manter a população informada sobre os acontecimentos locais, desde política e economia até cultura, esportes e eventos pra nossa cidade.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

Portal Niterói.com.br © Todos direitos reservados

Home
Região
Jornal
Editorial
Contato