STF Forma Maioria para Manter Restrições às Emendas Parlamentares Impositivas

Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF

16/08 – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira para manter as decisões do ministro Flávio Dino que restringem as emendas parlamentares impositivas. A medida permanecerá em vigor até que sejam estabelecidas regras mais transparentes para sua aplicação. Até o momento, o placar no plenário virtual é de 6 a 0, com os ministros André Mendonça, Luiz Edson Fachin, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli acompanhando o voto de Dino.

Nos votos proferidos, os ministros destacaram a importância de se buscar uma solução constitucional e consensual para a questão. Em seu voto, o ministro Flávio Dino enfatizou que “a consensualidade é uma das diretrizes fundamentais do Código de Processo Civil, de modo que a busca por conciliação deve prosseguir, principalmente em um sistema normativo que vem sendo praticado nos últimos anos.”

O ministro André Mendonça também ressaltou a necessidade de diálogo institucional. “De modo especialmente relevante, a previsão de nova apreciação da tutela de urgência após a realização de ‘diálogos institucionais’ em relação à questão, o que permitirá a célere, mais profunda e específica reanálise da matéria segundo parâmetros que consideram a boa governança e a necessidade de continuidade das políticas públicas: referendo, neste momento, a decisão cautelar de Sua Excelência”, afirmou.

O julgamento, que ocorre em plenário virtual, está previsto para ser concluído às 23h59 desta sexta-feira, caso nenhum ministro solicite mais prazo ou decida levar a votação para o plenário físico. Está prevista uma reunião entre o STF, o Congresso Nacional e o Executivo para discutir medidas que possam flexibilizar as atuais restrições às emendas parlamentares.

 

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C