Superlua Azul Deslumbra o Céu do Brasil nesta segunda-feira (19)

19/08 – Nesta segunda-feira (19), um fenômeno astronômico raro e fascinante ocorrerá no céu brasileiro: a Superlua Azul. Este evento acontece quando a Lua, em sua fase cheia, coincide com o perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Como resultado, o satélite natural parecerá maior e mais brilhante, proporcionando um espetáculo visual impressionante.

Quando e Como Observar

No Brasil, a Lua deve aparecer no céu a partir das 15h25, mas a melhor visualização será ao anoitecer, quando ela estará mais próxima do horizonte. O fenômeno poderá ser apreciado a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais, desde que o tempo esteja favorável e o céu, livre de nebulosidade.

A Origem do Nome “Superlua Azul”

Apesar do nome, a Superlua Azul não apresentará uma coloração azulada. De acordo com a NASA, a origem do termo remonta a 1528, sendo utilizado para descrever a ocorrência de duas Luas cheias em um mesmo mês. O termo “azul” não tem relação com a cor da Lua, mas sim com a raridade do fenômeno. Uma das teorias sobre a origem da expressão sugere que “blue” pode ter vindo de uma antiga frase em inglês, referindo-se a uma “Lua traidora”, por causar confusão na determinação de datas religiosas como a Quaresma e a Páscoa. Outra possibilidade é que o nome esteja associado a raros momentos em que, devido à presença de poeira na atmosfera, a Lua pode realmente parecer azul.

A Superlua Azul será uma oportunidade única para observadores do céu, astrônomos amadores e profissionais, e para todos que apreciam os fenômenos da natureza. Fique de olho no céu e não perca este espetáculo!

Related posts

Prefeitura inicia obras de revitalização de acessos em 14 comunidades de Niterói

Polícia realiza Operação Integrada em São Francisco, Niterói

Incubadora de Cultura promove palestra sobre mercado audiovisual com a Rio2C